Ana Cacimba lança “Pombagira/ Dona da Casa/ Maria Mariá” e celebra a liberdade feminina no Mês da Mulher

Ouça aqui: https://youtu.be/2QHV3hJ3ngk

A cantora e compositora Ana Cacimba apresenta seu novo single, “Pombagira/ Dona da Casa/ Maria Mariá”, um manifesto de força e liberdade feminina inspirado na figura da Pombagira, entidade afro-religiosa que rompe com padrões impostos às mulheres.

Com um olhar contemporâneo, a artista transforma essa referência espiritual em uma mensagem de empoderamento. “A Pombagira bebe, dança, gargalha, ocupa espaços – tudo o que, historicamente, foi reprimido nas mulheres. Ela ensina sobre autoestima, desejo e autonomia”, explica Ana.

A canção reflete sobre a expectativa social de que as mulheres sejam “donas de casa, recatadas, do lar”, contrapondo-se a essa imposição com um chamado à liberdade. No Mês da Mulher, a artista convida o público a uma reflexão sobre o direito de ser quem se é, sem amarras.

Musicalmente, “Pombagira/ Dona da Casa/ Maria Mariá” equilibra o sagrado e o profano, misturando reza, cantigas tradicionais de terreiros afro-religiosos, beats eletrônicos, pop soul e percussão afro-brasileira. O resultado é um som envolvente e pulsante, que convida ao movimento e à conexão espiritual.

Com influências que vão de Clara Nunes, Tincoãs e Alcione a Luedji Luna, BaianaSystem e Àttooxxá, single chega acompanhado de um visualizer dirigido por Pedro Bittencourt, com fotografia de Kadu Borges.

Sou Camila Albuquerque, jornalista com mais de 12 anos de experiência no mercado, movida por uma paixão genuína por contar histórias e conectar pessoas através da informação.